Entretenimento - Teatro e Cultura
TOLEDO INAUGURA PISTA DE DRIFT NO AUTÓDROMO RAFAEL SPERAFICO COM INVESTIMENTO DE R$ 1,1 MILHÃO
Foi inaugurada no domingo (21) a nova Pista de Drift do Autódromo Rafael Sperafico, localizado às margens da BR-163, na saída de Toledo para Marechal Cândido Rondon. A estrutura recebeu investimento de R$ 1,177 milhão, viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Dilceu Sperafico.
A programação de inauguração foi organizada pela Associação Drift 45 e reuniu pilotos, praticantes da modalidade e público em geral, com demonstrações de drift, apresentações de manobras, “caronas” na pista e praça de alimentação.
A execução da obra foi realizada pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur), com gerenciamento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). O espaço passa a integrar o complexo do Autódromo Rafael Sperafico, que já abriga outras modalidades do automobilismo.
Durante o evento, o prefeito Mario Costenaro destacou que a pista reforça a estrutura esportiva do município e amplia o uso do autódromo.
Segundo ele, o local passa a concentrar diferentes modalidades. “Agora nós temos consolidado aqui um grande complexo para o drift, para o arrancadão, para o kart e também para a prática do motociclismo. É um local seguro e que coloca Toledo como referência para o automobilismo”, afirmou.
O prefeito também ressaltou o impacto social da nova estrutura, ao reduzir a utilização de espaços urbanos para a prática da modalidade, o que gerava reclamações por barulho e riscos em áreas residenciais.
O deputado federal Dilceu Sperafico, responsável pela emenda que viabilizou o investimento, afirmou que o projeto amplia as opções de esporte e lazer no município e contribui para atrair público e visitantes.
“O esporte automotivo é um pouco diferenciado dos demais, mas agrada a toda a população e às famílias. Fico muito feliz de ter participado dessas obras”, disse.
O vice-prefeito Lucio De Marchi lembrou que a área foi adquirida com foco em esportes de velocidade e destacou que a entrega da pista representa mais uma etapa do projeto de desenvolvimento do complexo.
Criada há quatro anos, a Associação Drift 45 reúne cerca de 35 associados de diferentes cidades do Brasil e até do Paraguai. O grupo participou da elaboração do projeto da pista, desenvolvido com base em referências nacionais e internacionais.
O presidente da entidade, Felipe Casola, afirmou que a estrutura representa um marco para o esporte no país.
“Essa é a primeira pista exclusiva para drift construída com recursos públicos no Brasil. Pensamos o projeto com base em referências internacionais e o resultado ficou fantástico”, destacou.
Segundo ele, a nova pista deve fortalecer a modalidade, atrair eventos e impulsionar a economia local com a chegada de visitantes e praticantes.
Fonte: Gustavo Tem Pass
Data: 22/06/2026 16:52:53
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe tooeste.com pelo whats 45999413583 ou entre em contato (45)3252-5250
É proibido a reprodução de todo ou qualquer item deste site sem autorização prévia do mesmo, como determina a lei n º 9.610 de 10 de fevereiro de 1998, que garante o direito de imagem. Desta forma o Site TOOESTE detém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicadas em seu Portal. Para ser copiada ou reproduzida por outros canais, veículos de comunicação, blogs, páginas sociais que se identificam como mídia comunicativa ou outros meios interativos, devem entrar em contato conosco para obter a liberação ou não.